Trabalho infantil

Autora: professora Juliane do Rocio de Anhaia, Infantil V

Na escola Municipal Padre Anchieta temos grandes responsabilidades. Uma delas é criar autonomia e consciência social.
Dentro destas expectativas, foi abordado o tema de trabalho infantil. Este muitas vezes passa despercebido pela sociedade, principalmente a mais carente que se obriga a colocar os menores no trabalho para ajudar no sustento das famílias. E o pior é que devido a essa necessidade os pequenos são muitas vezes colocados em situações de riscos e humilhantes.

Quando uma criança trabalha, não tem tempo disponível para conviver com a familia, nem para brincar ou estudar.

Pensando em consciência social, eu Professora Juliane, iniciei o trabalho com os pequenos da educação infantil V mostrando um filminho que aborda a lenda do negrinho do Pastoreio, com esta foi possível ingressar no período da colonização do Brasil, o que foi possível apontar que o trabalho infantil é histórico no nosso país (infelizmente). Foi então possível desenvolver uma conversão sobre o tema, atentando ao que os pequenos já trazem de informações.

Seguindo às abordagens, surgiu na turma dois personagens que se tornaram os mascotes do conteúdo. São eles o Bob e a Lili, dois bonequinhos que inclusive receberam o nome por parte da turminha. Estes se apresentaram como crianças negras que sofrem, maus tratos, preconceito racial e abandono social. 

Daí então, a missão da turminha passou a ser cuidar desses dois bonecos e tratá-los como criança deve ser tratada.

Eles então, em duplas, levam os mascotinhos para casa, onde devem assumir a responsabilidade de cuidar e orientar os familiares de como toda criança deve ser cuidada e amada.

Aliado a esse tema, também aproveito para incentivar a leitura. Junto aos mascotinhos, vai uma malinha com material de leitura e escrita. Para a leitura um livro de estória infantil e escrita um diário coletivo onde os familiares devem fazer a contação da estória e escrever o relato de como foi o cuidado e a atenção do pequeno com os mascotes do Trabalho infantil.

Essa foi uma forma de mostrar para a crianças e familiares que a responsabilidade de tirar crianças de situação vexatória e abandono e colocar dentro de uma escola é de todos nós. 

O lema da turminha é "Criança não precisa de trabalho, criança precisa de amor".































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabelo Primavera

A melhor comida é a que eu tenho em casa.

Com AMOR as peças se encaixam