O afeto é conector de corações
AUTORA
Professora Juliane do Rocio de Anhaia, 5⁰ ano A
Neste ano, em diversos momentos foi abordado com os alunos do quinto ano o tema bullying. Em algumas dessas conversações foi falado sobre a tristeza profunda das vítimas e das atitudes que podem ser tomadas para evitar o sofrimento emocional.
Entre a inúmeras propostas do Programa Vamos Ler, um vídeo que chamou atenção dos alunos foi o que trouxe abordagens sobre a depressão. Assim que viram o vídeo, perceberam que há ações que podem transformar a tristeza de um indivíduo em depressão.
A partir dessa sugestão, os alunos pesquisaram mais sobre o tema, conversaram com familiares, fizeram levantamentos de campo onde registraram em forma de texto para discussão posterior o aprofundamento do tema.
Houveram diversos relatos sobre casos do ambiente onde vivem e , inclusive, perceberam que, em algumas situações, o bullying pode ser um gatilho para a depressão.
Com o aprofundamento das pesquisas, a turma decidiu ir além da conscientização, criamos uma espécie de comitê de apoio na escola, onde o principal objetivo era detectar casos e oferecer ajuda, denunciando e apoiando possíveis vítimas através do afeto e a atenção.
Para divulgar a iniciativa, os alunos criaram cartazes onde compartilharam suas descobertas e a importância de falar sobre o assunto. Eles também organizaram uma apresentação na sala de aula, onde cada um contou um relato anônimo de sua pesquisa, mostrando a diversidade de experiências e a urgência do tema.
A turma do quinto ano não apenas aprendeu sobre a depressão, mas também se tornou protagonista na construção de um ambiente escolar mais empático e acolhedor para todos.
Professora Juliane do Rocio de Anhaia, 5⁰ ano A
Neste ano, em diversos momentos foi abordado com os alunos do quinto ano o tema bullying. Em algumas dessas conversações foi falado sobre a tristeza profunda das vítimas e das atitudes que podem ser tomadas para evitar o sofrimento emocional.
Entre a inúmeras propostas do Programa Vamos Ler, um vídeo que chamou atenção dos alunos foi o que trouxe abordagens sobre a depressão. Assim que viram o vídeo, perceberam que há ações que podem transformar a tristeza de um indivíduo em depressão.
A partir dessa sugestão, os alunos pesquisaram mais sobre o tema, conversaram com familiares, fizeram levantamentos de campo onde registraram em forma de texto para discussão posterior o aprofundamento do tema.
Houveram diversos relatos sobre casos do ambiente onde vivem e , inclusive, perceberam que, em algumas situações, o bullying pode ser um gatilho para a depressão.
Com o aprofundamento das pesquisas, a turma decidiu ir além da conscientização, criamos uma espécie de comitê de apoio na escola, onde o principal objetivo era detectar casos e oferecer ajuda, denunciando e apoiando possíveis vítimas através do afeto e a atenção.
Para divulgar a iniciativa, os alunos criaram cartazes onde compartilharam suas descobertas e a importância de falar sobre o assunto. Eles também organizaram uma apresentação na sala de aula, onde cada um contou um relato anônimo de sua pesquisa, mostrando a diversidade de experiências e a urgência do tema.
A turma do quinto ano não apenas aprendeu sobre a depressão, mas também se tornou protagonista na construção de um ambiente escolar mais empático e acolhedor para todos.
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