A melhor comida é a que eu tenho em casa.

AUTORA
Professora Juliane do Rocio de Anhaia, 5º ano A

Desde o início do ano letivo de 2022, está sendo abordado o tema Alimentação saudável e sustentabilidade com os alunos do 5º ano em serviço do programa ESCUTE e o 2º ano em serviço do Programa Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 4ª ed.. Essas abordagens vêm trazendo ao logo do ano experiências incríveis e rendendo muito aprendizado.

A Base desses projetos é a valorização da Cultura Alimentar Brasileira.

Todas as abordagens em relação ao tema sempre tem como premissa a observação da necessidade e da oferta local. Busco, como professora da turma mostrar que alimentar-se bem e de maneira saudável é possível utilizando alimentos que temos ao nosso alcance, por mais simples ou escasso que pareça em princípio.

Procuro também fazer com que meus alunos compreendam que a região rural onde vivem pode oferecer alimento em abundância, saúde e ainda a sustentabilidade que deve ser o carro chefe no que diz respeito à preservação ambiental.

Foi partindo de uma conversação coletiva que pudemos levantar dados de que na mesa da grande maioria dos brasileiros os alimentos comuns e que é de fácil acesso são o arroz e o feijão. Consumir esses alimentos é cultural e habitual. Os alunos das turmas também constataram que na nossa região a agricultura familiar é uma realidade presente e que o feijão é bastante cultivado. Por isso resolvemos nos aprofundar no tema Feijão.

Convidamos a engenheira agrônoma que presta serviço na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município para esclarecer nossas dúvidas e nos apresentar informações sobre o feijão que consumimos e que nem fazíamos ideia.

Prontamente ela, Luciana Costa, veio até nossa escola com uma equipe maravilhosa de apoio; Assis Silva Filho (graduando em Biologia), Maghnom Henrique (funcionário da Emater) e Cleidemir Borges (auxiliar de serviços gerais do município) e ofertaram para todos nós momentos de muita aprendizagem dividindo conosco um pouco de seus conhecimentos.

Esta tarde do dia 25/10/2022 foi incrível. Pudemos conhecer a origem do feijão, o que levou os brasileiros a adotarem o hábito de consumir esse delicioso alimento, suas bases nutricionais, a diversidade das espécies, como se desenvolvem, plantio, colheita, a influência do solo e do clima, as pesquisas científicas, os feijões paranaenses, as muitas formas que podem ser consumidos, a economia que gera, as pragas e o controle natural e a tecnologia que facilita o cuidado na cultura do feijão.

Foi maravilhoso o tanto de conhecimento que adquirimos e as muitas curiosidades que envolvem este que para muitos é um produto tão comum e rotineiro nas suas mesas.

Além das informações técnicas puderam manusear algumas espécies diferentes, observaram e manusearam um Drone agricultor, receberam receitas de doces e ainda saborearam um delicioso bolo de feijão.

Uma certeza ficou registrada para a professora e os alunos; O feijão nosso de cada dia passa por um processo que por si só já o deixa ainda mais saboroso.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabelo Primavera

Com AMOR as peças se encaixam