Fazendo e Aprendendo

AUTORA
Professora Keyth de Oliveira Pereira, 1°,2°, 4° e 5º anos

Na realização do projeto Jornada da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) Com o título “Fazendo e Aprendendo”, ministrados pelas professoras Esoilda e Keyth, foram desenvolvidas diversas ações para abordar o tema “Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta”. As atividades foram realizadas no período de 23/05 à 30/06 de 2023, tendo como público alvo as turmas do 1,2°,4° e 5° ano; contamos com a colaboração dos profissionais da cozinha, limpeza, coordenadora pedagógica e diretora, e como parceiros tivemos a colaboração dos biólogos Eduardo Zen e Rodrigo Bortolluzi da empresa Geração Preserva Ambiental.

Ao realizar a atividade tínhamos como objetivos pretendidos:

 Trabalhar o tema agroecologia de forma interdisciplinar e a partir dele abordar o conteúdo agricultura, alimentação e saúde, buscando tornar a aprendizagem mais significativa para o aluno do meio rural.

 Apresentar aos alunos formas alternativas de agricultura como agroecologia e agricultura orgânica.

Foi dado início como primeira ação uma palestra com os biólogos Eduardo e Rodrigo fazendo a abordagem do tema: O que é Agroecologia?

Dando sequência ao tema foi realizada a ação “Observar e comparar”. Junto com os familiares as crianças fizeram a coleta de uma mostra de solo existente em seu quintal; realizaram conversação sobre os diferentes tipos de solo trazidos por cada criança; identificaram qual o tipo de solo que cada criança trouxe como a textura e a cor e fizeram a comparação com o solo existente na escola.

Como as sementes possuem grande relevância para a manutenção da preservação da agro biodiversidade, possibilita a manutenção da variabilidade genética, redução do custo de produção e garantia da soberania alimentar, realizamos a ação “Guardiões das Sementes” que contou com pesquisa e coleta de sementes existentes nas casas dos familiares dos alunos, na sequência fizemos o plantio para amostra na escola.

Para finalizar contamos com a ação “Minha horta” (horta na escola) no intuito de que a criança se envolva de forma mais eficaz e se torne pertencente nesse processo, a atividade contou com a escolha do local; preparo da terra; adubação da terra com adubo natural, como pó de café usado, cascas e polpas de frutas, esterco, palhas e galhos, que, ao se decomporem, formarão o adubo orgânico; selecionar as hortaliças da época e realizar o plantio.

Sabemos que a prática agroecológica promove a manutenção da biodiversidade e a estabilidade natural dos ecossistemas. Também, favorece a reciclagem de nutrientes importantes para a formação dos solos, ou seja, tem a capacidade de recuperar e manter a fertilidade dos solos. No entanto ainda há uma certa resistência de alguns agricultores em preservar os recursos naturais fazendo a utilização de forma irracional.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avós, raízes que ensinam com amor

Com AMOR as peças se encaixam

Água